Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente

A Avaliação Psicológica tem como objetivo o rastreio de sinais precoces, caracterização dos sintomas e compreensão dos resultados obtidos, de forma a elaborar um diagnóstico e delinear uma intervenção adequada. Tem, igualmente, o propósito de monitorizar a eficiência da intervenção em curso, caso haja necessidade de reajustar a intervenção psicoterapêutica.

• A avaliação é efetuada através do recurso a técnicas, como a entrevista clínica, e um conjunto de testes e procedimentos estandardizados e empiricamente validados. A avaliação pode ter cariz do tipo clínico, educativo, judicial e/ou social, e pode ser realizada tanto a crianças como a adolescentes.

• Desta forma, permite o estudo aprofundado de várias áreas, como o desempenho cognitivo, emocional, afetivo e comportamental. É fundamental na identificação de Perturbações de Aprendizagem (dislexia, disgrafia e discalculia), na Perturbação Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), no despiste psicopatológico, na avaliação pré-escolar e de prontidão escolar, assim como na orientação vocacional e profissional.

• A duração de uma avaliação psicológica é variável, conforme o fim a que se destina, mas tem em média 4 sessões de tempo variável.


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