Pilates Clínico
O Pilates é um método de controlo muscular desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920. O Pilates Clínico da APPI (Australian Physiotherapy & Pilates) está relacionado com a patologia e os padrões normais de movimento.
Os 34 exercícios base do Pilates foram ajustados e modificados pela APPI, tendo em conta a instabilidade lombar, o desequilíbrio muscular e a tensão neural adversa, podendo ser aplicados individualmente ou em grupo, com a duração de 45 minutos.
Os exercícios são adaptados a cada paciente de acordo com as suas capacidades e/ou limitações, tendo como objetivo alcançar uma melhor estabilidade da coluna, precisão e alinhamento postural, assim como estimular um melhor controlo, consciência corporal e aumentar a coordenação a nível respiratório. Adicionalmente, o Pilates aumenta a qualidade de vida e bem-estar físico e psicológico, uma vez que, para além do fortalecimento muscular, o aumento da flexibilidade e do equilíbrio, traz benefícios na coordenação motora e alivia o stress.