Psicoterapia Breve
A Psicoterapia Breve é uma modalidade na qual os objetivos do tratamento estão focados no tempo. Isto implica que, como há uma janela terapêutica com duração limitada, a terapia centrar-se-á no principal problema do doente. Neste tipo de intervenção, o psicólogo assume uma postura bastante proactiva, expressando-se mais, realizando mais intervenções e estimulando o doente à ação.
O trabalho realizado em consultório tem objetivo e tempo determinados, estabelecidos depois de uma compreensão do quadro do paciente, do diagnóstico e da delimitação do foco de trabalho. Desta forma, os pilares da psicoterapia breve são foco, estratégia e objetivos.
Quando optar pela psicoterapia breve?
A psicoterapia breve é uma opção que deve ser considerada por todas as pessoas que reconhecem necessitar ajuda, mas que não podem ou não querem fazer um acompanhamento mais longo. Como a maioria das pessoas procura uma resolução rápida para o seu sofrimento psicológico, é uma forma de conseguir alívio num curto espaço de tempo.
A terapia breve permite ao sujeito entrar em contato com vários aspetos de sua vida e personalidade, para superar a crise emocional e afetiva.
Qual a duração da psicoterapia breve?
A duração do acompanhamento vai depender de cada caso, podendo ir de algumas sessões a meses de terapia. Com esta modalidade, porém, o psicólogo nunca poderá superar um ano de atendimento.
As sessões têm duração média de 60 minutos. Se está interessado neste tipo de abordagem, é fundamental escolher um profissional especializado em psicoterapia breve, já que de seus conhecimentos dependerá boa parte dos resultados logrados.